sábado, 23 de junho de 2018

Conhecendo a teoria da Sociologia da Educação sob o olhar de Bourdieu

Alunos e Alunas, sejam bem vind@S à atividade sobre a teoria de Bourdieu sobre a Educação. A atividade utilizará como material base o livro "Escritos de Educação", organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Esse livro é uma coletânea de artigos de Bourdieu sobre a Educação.


A atividade consistirá na elaboração conjunta de um resumo crítico acerca de 8 artigos desse livro. Para cada artigo, vocês deverão separar-se em grupos de 5 pessoas. E cada grupo ficará responsável por um artigo. 

Os artigos a serem trabalhados são:


  • A escola conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura;
  • Os três estados do capital cultural;
  • O capital social - notas provisórias;
  • Futuro de classe e causalidade do provável;
  • O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução;
  • Classificação, desclassificação e reclassificação;
  • As categorias do juízo professoral;
  • Os excluídos do interior.

Cada grupo terá o seu campo de trabalho, que será a barra de comentários. Todavia, haverá uma chamada para cada artigo e o grupo trabalhará na elaboração conjunta clicando em "responder" na seção de comentários com o nome do seu artigo. Quando terminado o resumo crítico, um integrante do grupo abrirá um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - nome do artigo - número do grupo.

Atenção: A atividade será avaliada em 20 pontos. Dos quais 10 pts serão referentes à qualidade do resumo, 5 pts da participação de cada membro e da colaboração grupal e 5 pts (individual) da leitura e postagem de comentários pertinentes na postagem final de 2 grupos. 

Vocês terão 15 dias para executar essa atividade. Boa sorte e bom trabalho!



8 comentários:

  1. A escola conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura. GRUPO 1. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - A escola conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura - Grupo 1

    ResponderExcluir
  2. Os três estados do capital cultural. GRUPO 2.Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - Os três estados do capital cultural - Grupo 2

    ResponderExcluir
  3. O capital social - notas provisórias. GRUPO 3. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - O capital social - notas provisórias - Grupo 3

    ResponderExcluir
  4. Futuro de classe e causalidade do provável. GRUPO 4.Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - Futuro de classe e causalidade do provável - Grupo 4

    ResponderExcluir
  5. O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. GRUPO 5. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução - Grupo 5

    ResponderExcluir
  6. Classificação, desclassificação e reclassificação. GRUPO 6. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - Classificação, desclassificação e reclassificação - Grupo 6

    ResponderExcluir
  7. As categorias do juízo professoral. GRUPO 7. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - As categorias do juízo professoral - Grupo 7

    ResponderExcluir
  8. Os excluídos do interior. GRUPO 8. Postem o processo de produção do seu resumo aqui, clicando em "responder". Depois de pronto, abram um novo comentário com os dizeres: "Resumo Crítico - Os excluídos do interior - Grupo 8

    ResponderExcluir